4 de junho de 2010

Morte de bispo não deve prejudicar diálogo com o Islã, diz Ratzinger

O papa Bento XVI disse na sexta-feira que não se deve permitir que o brutal assassinato de um importante bispo católico na Turquia prejudique o diálogo com o Islã ou manche a imagem da Turquia e de seu povo.

No início de uma viagem de três dias à ilha dividida do Chipre, o papa também disse a jornalistas a bordo de seu avião que espera que o ataque israelenses a uma frota de embarcações que levavam ajuda humanitária à Faixa de Gaza não resulte na perda da esperança de paz no Oriente Médio.

Bento falou de sua "tristeza profunda" com a morte na quinta-feira do bispo italiano Luigi Padovese, importante autoridade católica na Turquia que foi assassinado a punhaladas por seu motorista turco. "Ainda aguardamos uma explicação completa, mas não queremos confundir este episódio trágico com o Islã. É um caso à parte, que nos entristece, mas não devemos permitir que obscureça o diálogo (com o Islã) de qualquer maneira", disse o papa.

"Não devemos atribuir isso à Turquia ou aos turcos. O que é certo é que não foi um assassinato político ou religioso. Foi algo pessoal."

"A despeito de nossas diferenças, os muçulmanos são nossos irmãos, e precisamos encorajar uma visão comum de diálogo com eles", disse Bento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário